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quarta-feira, 8 de setembro de 2010

16º Congresso da ABED - Foz do Iguaçú (2010)

1. Educação e tecnologia - foi enfatizado que as ferramentas da web são as melhores aliadas no sistema de EaD. Começando pelos tradicionais e-mails - utilizados desde a realização das matriculas dos alunos.
2. Redes sociais - estas como fortes aliadas para a expansão da aprendizagem a distância e ainda citou-se o uso de chats e fóruns como suporte ao trabalho das instituições.
3. Falta de capacitação do professor para esta nova realidade - é necessário e urgente a necessidade de formação adequada dos educadores na orientação quanto o uso da web. É essencial utilizar com crianças e adolescentes literatura em portais de organizações gorvernamentais ou não. Esta integração é fundamental na formação de qualidade - eis a importância do uso da tecnologia. (Professoras Gilda Helena e Gianna Bogossians).
4. EaD deve valorizar a individualidade do aluno - convidados internacionais do EUA (Vijay Kumar e John Ebersole) deram enfase para o modelo de aulas virutais e bibliotecas on-line onde o aprendiz recebe orientação e apoio de tutores 24 horas por dia, 7 dias por semana.
5. Política educacional com um olhar sistemático - o secretário da EaD do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, analisou o sistema de EaD no Brasil nos ultimos anos e destacou a importância do olhar sistemico. Segundo ele o problema começa no ensino médio e técnico, onde faltam professores capacitados. Mas o secretário deixou claro que não é so o sistema educacional que precisa mudar. Os Alunos precisam tornar-se mais autônomos, pesquisarem mais e utilizarem todos os recursos disponíveis.
6. Outra discusão foi quanto a democratização do ensino superior e a inclusão de pessoas com deficiência - a palestrante Sheilla Alessandra apontou que a escassez de alunos deficientes no ensino superior é bastante preocupante, assim como a falta de estratégias que garantem a permanência destes alunos nas universidades.Foi destacado que a EaD garante inclusão para pessoas com algum tipo de deficiência no ensino superior graças as suas características flexiveis e atemporais o que contribui com a diminuição das desigualdades sociais, econômicas e culturais.
7. Corroborando com toda a discussão numa mesa redonda EaD e Educação Básica os convidados Cristina Mattos, Antonio Carlos Gomes da Costa e Maira Alice Cerraturi afirmaram que o bom desempenho da EaD depende do desenvolvimento de uma autonomia do aluno, que deve ter interesse e utilizar as ferramentas disponíveis sendo que, para isso, deve ser bem preparado na educação básica.

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